Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores

IPVA 2021 MG – Se você é uma pessoa física ou jurídica que tem algum veículo automotor, deverá pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), ou seja, o imposto por possuir um carro ou moto. Podemos considera-lo como um dos principais impostos para o cidadão que possui um veículo e o atraso ou falta do pagamento do mesmo poderá resultar em penalidades como uma multa, além de correr o risco de ter o carro apreendido. Fique sempre atento ao prazo de vencimento do imposto.

O vencimento do IPVA em 2015 começou no dia 19 de janeiro e acabou no dia 30 de março. Agora em 2021, a escala de vencimentos do imposto se inicia no de 13 de janeiro e 21 de março, para todos os automóveis rodoviários usados. Se você é dono de um veículo automotor usado, deve observar o dia do pagamento segundo o final da sua placa. Continue lendo ao artigo abaixo e confira ainda mais informações a respeito do IPVA do estado de Minas Gerais.

Se você efetuar o pagamento à vista ou pagar em dia, a primeira parcela terá um desconto de 3%. As datas para efetuar esse pagamento em 2015 foram a partir do dia 19 a 30 de janeiro, conforme o final de placas e a escala de vencimentos. O pagamento do IPVA 2021 Minas Gerais fora do prazo tem multa, de 0,3% por dia de atraso até os primeiros 30 dias, ou de 20% a partir de 31 dias somado com os juros de mora (SELIC).

Leia também: IPVA 2021 Rio de Janeiro.

Consulta IPVA MG

Você pode acessar o site da Secretaria de Estado de Fazenda/MG e escolher a opção Empresas ou Cidadãos, lá há vários links com informações sobre o IPVA 2021. Nessa mesma página você pode fazer a consulta IPVA 2021 MG através do código do Renavam ou usando a Marca/Modelo do Veículo, veja abaixo:

  • Acesse diretamente este link (http://ipva.fazenda.mg.gov.br/);
  • Digite o código do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores);
  • Selecione o ano de pagamento;
  • Clique em Continuar.

É possível também realizar a consulta de informações sobre o IPVA MG 2021 através de dispositivos móveis como celulares, tablets e ipads. Para isso basta o interessado acessar o navegador que utiliza em seu aparelho e pesquisar por “IPVA MG 2021” , e logo após clicar no link do site da  Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. O site disponibiliza um ótimo sistema de acessibilidade para que o você não tenha maiores problemas em acessa-lo por smartphones.

Uma dica importante de segurança é estar sempre conectado com uma rede de internet segura e confiável para que todos os seus dados sejam acessados em segurança. Vale lembrar também que o usuário não deve acessar o recurso de consulta do IPVA por dispositivos móveis em locais públicos, pois o mesmo pode estar exposto a maiores riscos como furtos ou roubos. É sempre bom garantir a sua segurança, pois assim grandes problemas são evitados.

Pagamento IPVA MG

O pagamento do Imposto pode ser feito diretamente nos terminais de caixa, apresentando o número do RENAVAM ou por meio de Guia de Arrecadação emitida no site da Secretaria de Estado de Fazenda/MG, Unidades de Atendimento Integrado – UAI ou Repartições Fazendárias.

A Secretaria de Fazenda do Estado de Minas Gerais disponibiliza uma página para emitir a guia de pagamento.

Você pode pagar IPVA 2021 MG da seguinte forma:

  • Débito em conta com ou sem agendamento;
  • No Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Caixa Econômica Federal/Casas Lotéricas, HSBC, ITAÚ, Mercantil do Brasil, Santander, Banco Postal Brasileiro, Mais BB.
  • Diretamente nos terminais de caixa apresentando o número do RENAVAM;
  • Nos terminais de autoatendimento;
  • Internet banking;
  • Casas lotéricas;
  • Banco Postal;
  • Mais BB.

Confira no site da  Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais a data do pagamento IPVA 2021 MG conforme o final da placa do seu carro.

Agora que você já tem conhecimento a respeito de todas as informações relacionadas ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do estado de Minas Gerais, ficará mais fácil conferir e realizar o pagamento do seu imposto dentro do prazo sem encontrar maiores problemas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *