Pessoas que possuem qualquer tipo de veículo devem pagar o IPVA

Para as pessoas que possuem qualquer tipo de veículo, como carro, moto ou caminhão, o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) se trata de mais um dos impostos que precisam ser pagos todos os anos. O valor do IPVA 2021 varia de acordo com o tempo de uso de veículo, sendo que o primeiro imposto é pago no momento em que a pessoa adquire o automóvel.

Os procedimentos para o pagamento e valor da dívida podem variar de estado para estado. O imposto sobre os automóveis é de responsabilidade do DETRAN, instituição responsável por todos os fatores que envolvem o trânsito no Bahia, IPVA Bahia, e nos demais estados brasileiros.

Acompanhe neste artigo todas as informações essenciais sobre o IPVA, para quem mora no Bahia. Veja abaixo tudo sobre o IPVA 2021 Bahia.

Consulta IPVA 2021 BA

Para consultar o valor, ou a situação, do IPVA BA basta acessar o Portal do Detran do estado do Bahia (www.detran.ba.gov.br) e selecionar a opção “Emissão Débitos do Veículo”.

Serão solicitadas as seguintes informações para fazer a consulta IPVA 2021 BA:

  • Número da Placa;
  • Número do Renavam.

Tabela e Pagamento IPVA 2021 BA

Os residentes do Bahia que não pagam o IPVA BA em dia ficam proibidos de circular com o automóvel pelas ruas e rodovias do estado ou em qualquer rodovia, ou ruas, do país.

Apreensão do veículo, multas e pontos na carteira são punições aplicadas aos motoristas que são flagrados sem estar em situação regular no IPVA BA. Você poderá visualizar a tabela atualizada e obter as informações do IPVA 2021 BA diretamente através do site do DETRAN do BAHIA.

Para efetuar o pagamento IPVA 2021 BA, o proprietário do veículo tem duas opções, sendo a escolha entre o pagamento em parcela única, na qual receberá 5% de desconto até a data do vencimento, ou pagamento dividido em três parcelas. Após escolher uma das opções, gere o boleto no site do DETRAN, que pode ser pago em qualquer banco ou nas Lotéricas. Lembre-se: pagar atrasado vai sair mais caro, pois há juros altos após o vencimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *