Quanto tempo o trabalhador tem para solicitar o auxílio doença?

Quando exerce seu cargo com a carteira de trabalho assinada, o trabalhador brasileiro fica assegurado por alguns direitos fundamentais para ele. Um destes direitos é o auxílio doença.

Como qualquer benefício trabalhista, este suporte irá exigir alguns requisitos para solicitação. Você sabe quanto tempo o trabalhador tem para solicitar o auxílio doença? Leia o texto a seguir e saiba de tudo.

O que é o auxílio doença?

O auxílio doença é um benefício que proporciona suporte financeiro quando o trabalhador fica momentaneamente incapacitado de cumprir os seus serviços regulares. Lembrando que o mesmo precisa ficar, pelo menos, 15 dias afastado da empresa. Este recurso só pode ser acessado quando o funcionário prova através de perícia médica, a incapacidade de trabalhar devido a um acidente ou doença registrada no regulamento. Só através da perícia do benefício, o pagamento deste suporte pode ser pago pelo trabalhador. Por isso, quanto antes você solicitar e o auxílio doença e agendar a sua perícia, melhor para você!

Quem tem direito?

Este recurso é gerido pela Previdência Social e tem um valor muito importante para assegurar o trabalhador. Mas nem todos os beneficiários podem receber! Confira abaixo quem tem direito a solicitar o auxílio doença:

  • Trabalhadores registrado no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • Contribuintes do INSS autônomo;
  • Quem contribuiu por 12 meses junto ao INSS.

Você pode conferir quantos meses contribuiu com o INSS acessando a tabela de contribuição INSS 2021. Vale lembrar que estas regras não se aplicam para doenças pré-existentes ao momento de contratação. Quem precisa de afastamento devido a um acidente, também não precisa dispor dos meses totais de contribuição. Verifique a sua situação junto a Previdência Social e solicite o recurso.

Até quanto tempo posso solicitar?

Você deve saber que existe um prazo para poder requerer este benefício e para não perder o direito ao auxílio doença, você deve estar atento às datas e cumpri-las.

O tempo mínimo de afastamento para solicitar o benefício é de 15 dias completos, enquanto o prazo máximo é de 60 dias. O contribuinte terá este prazo para solicitar o agendamento da sua perícia médica.

Somente com comprovação através de laudo médico, o funcionário poderá ter o recurso acessado. Caso julgue necessária a prorrogação do seu direito, você deverá requerer o processo novamente, reagendando uma nova perícia.

Só a perícia médica poderá lhe dar o direito de continuar afastado da empresa recebendo o auxílio doença. Então, quanto antes você agendar a consulta, mais cedo receberá o valor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *