Anteriormente o FIES exigia que os alunos tivessem um fiador, ele era quem ia garantir o pagamento daquele financiamento caso o aluno não efetuasse. Seria a função de um fiador como outro qualquer, assim como ocorre em muitos financiamentos, só que agora o programa não está exigindo isso mais.
Para participar do financiamento estudantil você não precisa, necessariamente, ter um fiador, essa exigência não está sendo cobrada mais. Porém ocorre que é necessário entender os requisitos e por que esse detalhe foi eliminado, esses requisitos são fundamentais a serem preenchidos, uma vez que não se cobra mais fiador.
Como Funciona o FIES sem Fiador?
Programa de financiamento estudantil não cobra mais a exigência de um fiador, mas para isso é necessário que o aluno tenha uma renda familiar que dê para efetuar o pagamento do mesmo. Essa é a exigência cobrada, ou seja, uma forma do banco de ter uma garantia de que vai receber de volta o valor financiado ao aluno.
Para realizar a inscrição FIES 2021 é necessário ter uma renda per capita de até um salário mínimo, essa é o requisito cobrado pelo programa para que não haja exigência de fiador. A renda per capita é calculada da seguinte forma, o salário de todos que trabalham na família é somado, e o valor total divido pelo número de componentes da família. Assim chega-se ao resultado, se essa renda é de até um salário mínimo ou não.
Como Calcular a Renda Per Capita da Família?
Abaixo deixamos um exemplo para que você entenda como funciona o cálculo desse percentual, veja só:
- Se você mora em uma casa onde tem: seu pai, sua mãe e seu irmão;
- Suponha que só os seus pais trabalham, você somará a renda dos dois e dividirá pelo total de pessoas que moram na casa, veja:
- Renda do pai: R$1.800,00;
- Renda da Mãe: R$1.200,00;
- Total: 3.000,00;
- Renda per capita: 3.000/4= 750,00.
Nesse exemplo acima o aluno estaria preenchendo o requisito para fazer o FIES sem fiador. Então veja quanto fica a renda na sua casa, basta fazer a alteração dos valores.
Inscrição no FIES sem Fiador
O processo para inscrição no programa sem o fiador é o mesmo, você entra no site, faz o cadastro, preenche as informações, depois leva na faculdade e depois leva no banco.
Não teve alteração significativa quanto ao processo de inscrição, e no ato da mesma é que o sistema vai perguntar para você se o financiamento será feito com ou sem fiador, e você escolherá a opção desejada. Esse requisito sempre foi um impedimento para muitas pessoas, por isso que o programa resolveu flexibilizar.